Apps básicos e essenciais (e um site)

Bom dia pessoal,

Vou parecer muito velha falando isso, mas, considerando que eu vi a internet nascer e o telefone celular aparecer (grande, pequeno, grande), posso dizer com certa propriedade que ter um smartphone com conexão 4G 24 horas por dia é sensacional e, no meu caso, essencial pra minha sobrevivência nesse planeta. Sou dessas viciadinhas em celular. Não largo o meu pra nada. É a primeira e última coisa que eu vejo todos os dias. Eu desço com o celular pra buscar a pizza na porta do prédio. Sou dessas. Me julguem.

Quando eu ganhar na loteria, vou investir parte do meu dinheiro em desenvolvedores de aplicativos pra facilitar a nossa vida cada vez mais. Espero poder viver na época em que faremos tudo pelo celular, independentemente, sem barreira de idiomas ou localização física. Ah, tecnologia, como eu te amo.

É com isso em mente que apresento à vocês alguns aplicativos bastante úteis pra sua nova vida aqui em Brno. Mesmo que você esteja só de passagem, vale a pena baixá-los temporariamente. Eles são nove, e um site.

1. MHDapp (IOS) / MHDroid (Android)  

mhdapp

O mais útil de todos, na minha humilde opinião, é o aplicativo do DPMB, que é a empresa de transportes da cidade. Nesse aplicativo você consegue ver qual a rota de ponto A a B, tempo de viagem e preço.

Acima,  à esquerda: a busca da estação perto da minha casa para a estação da IBM.
À direita, o resultado: Intervalos, qual tram preciso pegar, distância, tempo, preço, e horário de chegada. Tem tudo.

Você precisa saber de qual estação você vai partir e qual a estação de destino. Pra saber isso, você pode olhar no Google Maps ou consultar a placa que fica em cada estação, ela tem o nome no topo. O aplicativo te mostra qual ônibus ou tram tomar, mas o sentido você precisa saber ou consultar na mesma placa que acabei de falar. Falei com detalhes disso aqui nesse post.

Esse aplicativo é perfeito pra você saber que horas exatamente o tram vai passar pra você se programar com exatidão a hora que pretende chegar a algum lugar. Especialmente em dias frios, quando não é muito legal ficar à toa esperando.

     2. PUBTRAN (só para Android)

pubtran

O Pubtran é bem parecido com o MHD, mas como ele usa informações do Google, tem alguns extras muito bons.

Além de você conseguir ver a rota, o tempo e tudo mais,  você vê também todas as estações daquela linha e qual o sentido você está indo:


Dá também pra ver, no mapa, todos os trans e ônibus que estão circulando naquele momento:

 

     3. SMS Jízdenky

sms
Esse é para compra de bilhetes de transporte por SMS. Você precisa ter habilitado o pacote de SMS’s especiais com a sua operadora pra isso funcionar.
Você seleciona qual o bilhete precisa, o SMS é enviado e volta com seu bilhete. Se o fiscal pedir, é só mostrar a ele a tela do seu celular.

dpmb1

   4. eKonto

ekonto

Se você abriu sua conta no Reifeissen Bank como eu indiquei aqui, você já vai sair do banco com o aplicativo instalado e funcionando. Esse app ganhou prêmios e mais prêmios de melhor app de banco do país, e é realmente sensacional. Ele é infinitamente melhor do que o site do internet banking. Nele, você faz de tudo: transferências, pagamentos, consultas na sua conta e em cartões de crédito etc. Dá pra você criar templates de recipientes pra facilitar a vida e não precisar ficar repetindo a mesma informação sempre. É assim que pagamos nosso aluguel, por exemplo, todos os meses. A transferência entre contas do RB cai na mesma hora. Palmas.

  5. City Taxi Brno

city taxi
Esse é um dos meus queridinhos e faz parte da categoria “apps e sites que me possibilitam solicitar o que eu quero sem qualquer contato humano, principalmente se o contato precisar ser em Tcheco”.

Você se cadastra (ou não, é opcional) e solicita táxis dessa companhia: ele já pega sua atual localização (se você deixar), aí você coloca o endereço de destino, ele calcula a corrida (!), você faz alguma solicitação especial (como pagamento em cartão, ou cadeirinha de criança, ou um carro grande), e voilà, ele te envia um SMS confirmando o pedido e a previsão de chegada do carro (com detalhes como a cor, modelo e placa). E o mais legal: você pode acompanhar pelo mapa do aplicativo onde está o carro que você solicitou até o momento que ele chega até você. E tudo em Inglês.


Não é um Uber, que ainda não chegou à Brno (só tem na capitarrr), mas é bem bom. Carros bacanas e limpos, com Wi-Fi, pagamento com cartão em todos (se não me engano), e motoristas menos carrancudos que o normal. Alguns motoristas até falam Inglês! Olha só que beleza. De nada.

   6. My Vodafone

vodafone
Se você vem pra trabalhar na IBM, vale a pena ter um número da Vodafone, porque depois que você completar seus três meses de experiência, pode usufruir de um convênio bacana que a IBM tem com eles. Então o app da Vodafone entrou pra minha lista, pois nele você consegue ver seu plano, alterar coisas nele, consultar e analisar seu consumo de dados etc.

  7. Jízdenky (Student Agency) / Tickets

student agency
A Student Agency é uma agência de viagens Tcheca muito grande e famosa. Seus ônibus amarelos circulam pelo país todo e também por vários países da Europa. Apesar do nome, é uma agência que é para todos. Acredito que o nome seja porque os preços são para estudantes, porque são realmente muito bons. Pra quem chega dos aeroportos de Praga ou Viena, o melhor jeito pra vir até Brno é de ônibus deles porque saem diretamente dos aeroportos, sem você precisar se locomover até o centro das cidades pra pegar trem.


Os ônibus são confortáveis, têm TVzinha individual nos assentos com filmes e séries, Wi-Fi dentro da República Tcheca, e serviço de bordo com cafés e outras bebidas. Pra quem está chegando de mudança com muitas malas grandes, eles cobram uma pequena taxa de 10 coroas por mala (R$1,60). O preço de um trecho Praga (Aeroporto) – Brno, por exemplo, pode sair por 165 coroas se você for cadastrado no site deles, ou um pouco a mais se você não for, mas não passa de 200 coroas. Pra Viena é mais ou menos o mesmo preço por trecho, mas eles tem destinos para várias cidades, tipo Paris, Roma etc.
Quando viajo para Praga ou Viena, prefiro ir de trem pois é mais confortável e espaçoso (falei um pouquinho disso aqui), mas os ônibus da Student Agency são as melhores opções pra quem sai dos aeroportos. Dá pra comprar online pelo site deles (www.student-agency.eu_) e também pelo aplicativo. Super recomendo!

  8. Google Translate !

googletranslate
Acho que não tem nenhuma lista de sobrevivência ou vivência básica em qualquer lugar hoje em dia em que o Google não apareça de alguma forma! Aqui está nosso melhor amigo de todos. Ele vai te ajudar em restaurantes, lojas, supermercados etc etc etc. É fundamental pra quem não fala Tcheco (levanta a mão!).

9. SalaryCalc ou Calculation of Net Earnings (só para Android).

calculation-of-net-earnings-016363-w192

Esse é bastante útil pra quando você precisa ver qual vai ser seu salário líquido. Não é usado com frequência, mas ajuda bastante quem está chegando e/ou procurando emprego.

10. Um site: Dáme Jídlo

www.damejidlo.cz

damejidlo

Dame Jídlo significa algo como “Nossa Comida”. Não tem como eu não gostar de um site com esse nome 😀

É um site para entrega de comidas. Eles têm vários restaurantes cadastrados, você faz o pedido pelo site, eles retiram no restaurante e entregam pra você (na porta do seu prédio, e não na porta do seu apartamento). Você pode pagar online – com cartão, ou na entrega – em dinheiro. Tem uma variedade de restaurantes muito boa e preços excelentes. Bem, os preços são os normais da cidade 🙂

Tem o app deles também, mas só em Tcheco. Já o site tem versão em Inglês.

Uma dica: se você está com fome tarde da noite, o único lugar que eu sei que entrega é o Pizza Pappi, que dá pra pedir pelo Dame Jidlo ou direto no site deles (pizzapappi.cz). Todos os dias das 10h às 2h. É pizza normal Tcheca-“Italiana”. Pizza igual as do Brasil não tem, sinto muito.

 

É isso, espero que tenham gostado e que façam bom proveito dessa maravilha que é a tecnologia (olha eu parecendo que tenho 63 anos de novo).

Na shledanou!

 

Anúncios

23 comentários sobre “Apps básicos e essenciais (e um site)

  1. Excelente!

    Aproveito, também, pra sugerir os seguintes apps:
    – Currency, para ter sempre em mãos as cotações de moeda (https://itunes.apple.com/en/app/currency/id284220417?mt=8)
    – Mapy, para quem gosta de fazer trilhas, como alternativa ao Google Maps, pois mostra as trilhas turísticas (https://itunes.apple.com/cz/app/mapy.cz/id411411020?mt=8)
    – Idos, para consultar conexões/linhas intermunicipais (https://itunes.apple.com/cz/app/jizdni-rady-idos/id473503749?mt=8)

  2. frodrighues disse:

    Já estou baixando os Apps!!!

    Aproveitando, Natalya, eu recebi uma proposta pra ir morar em BRNO e to meio que nervoso até por ir sozinho ficar longe de tudo e etc…. será que conseguiria tirar umas duvidas com vc por email ou algo assim??

    Tenho lido um bocado o seu WordPress e parabens rrs!! tem me ajudado e sanado algumas duvidas! obrigado mesmo!

    Qquer coisa entra em contato plz!!

    Abs!

  3. Rosana disse:

    Ola Natalya, tudo bem? Parabens pelas Publicações!!!! Por favor, você sabe se em Brno existem cursos de curta duraçao – 3 semanas, ministrados em Inglês? Curso de Artes ou Tecnologia da Informação. Obrigada

  4. Gabriel Husek disse:

    Excelente Blog!
    Lí de cabo-a-rabo ele nesses ultimos dias 🙂

    Natalya, você se lembra do processo documental com detalhes?
    A Assessoria que tenho andou pisando na bola em N momentos, e vivem confundindo os processos ( meu Visa seria Employee Card e da minha esposa Family Reunification ), no fim das contas, estou com os documentos do empregador em inglês/tcheco, bem como o comprovante de estádia, mas não sei ainda quais documentos devo entregar ao tradutor juramentado, hora a assessoria me diz que devo entregar somente o diploma, outrora o diploma, certidão de casamento e comprovante escolar, e essa manhã me informaram que devo entregar a certidão criminal, reconhecida pelo Itamaraty.

    Todos esses contra-tempos e trapalhadas da assessoria só tem servido para atrasar mais e mais minha chegada em Brno 😦

    Obrigado em adianto, e perdão pelo questionamento longo
    Abraços.

    • Oi Gabriel. Essas assessorias são péssimas, estou pensando em abrir uma minha! hahaha

      A tradução não precisa ser juramentada. Se quiser confirmar isso, ligue para o consulado em São Paulo, mas não precisa. Isso vai te fazer economizar um bom dinheiro.

      O processo documental basicamente é esse: legalizar e superlegalizar os seguintes documetos: certidão de antecedentes criminais, diploma (ou certificado de conclusão), certidão de casamento. Legalizar vc faz no Itamaraty; Superlegalizar, no consulado. Estou na dúvida agora sobre quais devem ser traduzidos, mas vou dar uma pesquisada nos meus e-mails hoje e posto aqui assim que descobrir. Assim já fica aberto pra se alguém mais precisar desssa informação no futuro.

      Em qual empresa você virá trabalhar? Qual a previsão de chegada?

      • Gabriel Husek disse:

        Obrigado pela Resposta!

        Meus documentos já foram legalizados, e já estão com a tradutora 🙂

        A Assessoria disse para mim entrar com dois processos ao mesmo tempo no consulado, um de Employee Card para mim, e um de Family Reunification para minha esposa, foi o mesmo processo utilizado por vocês?

        Estou indo para trabalhar em uma Startup perto de šlapanice, quanto a chegada, diria que entre Julho e Agosto.

  5. Thiago disse:

    Sensacional!!! Seremos colegas de trabalho :-).
    Vou primeiro ler todo seu blog e depois mando as dúvidas. Por ora, saiba que seus relatos são mais úteis que qualquer coisa! Parabéns e sucesso para todos nós!

  6. Regina Manzato disse:

    Oi Natalya!!!!…primeiramente muito elucidativo e gostoso de ler seus posts…não li todos ainda, mas os que li por ora foram suficientes prá pedir a minha amiga q mandasse o cv do meu marido pro Lucas analisar. Se não fosse por seu blog, acho q não arriscaria. Sou bem mais velha q vc, mas sua experiência aí e a forma de esclarecer foram o empurrão. Já moramos na Europa, a trabalho , mas Portugal é fichinha, perto da República Tcheca. gosto de desafios, do novo, vamos ver o q rola, e espero poder te conhecer ….o Charlie é lindo!!!…tenho 2 gatas, uma é do tempo q moramos em Portugal, vc acha q rola legal as meninas irem tb???…Pq as coisas ptoperando, fico por aí ou Portugal, chega de Brasil!!!….Hahaha…bjocas minha cara…no aguardo…
    Faltou uma coisinha, como é a parte esotérica aí? ?..,sou prof de História, mas há tempos , desde Portugal, voltei meus olhos pro esoterismo, sou taróloga. Sei q não rola emprego pra dependente antes de um ano, mas cá do as coisas andem, entro com pedido de cidadania portuguesa, acho q aí daria um bom resultado…o q vc acha? ?

  7. Tatiana disse:

    Oi! Acabei de me mudar. Vim de London com meu namorado e estarei aqui por 2 anos (período do mestrado dele). Suas dicas foram muito úteis! Você ainda mora aqui? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s